Blog

Diante de diversas etapas como planejamento, concepção de projetos, negociação dos empreendimentos e gestão dos serviços prestados, muitas construtoras revelam impasses tanto na condução do tempo, quanto à administração financeira. A taxa de desperdícios da indústria da construção civil é alta, além da produtividade do…

Leia mais

Um bom síndico requer consciência administrativa e apreço por legislação, ou seja, quanto mais informado sobre suas obrigações legais, menos impasses experimentará. É de extrema relevância que ele domine bem todas as áreas do condomínio, tanto quanto suas modificações, impedindo assim, futuras complicações relacionadas às…

Leia mais

Costumeiro hábito dos comerciantes, os estacionamentos reservados nas calçadas para clientes objetivam alavancar vendas. Esse tipo de permanência não é ilegal sob condição de não obstruir o acesso de pedestres na caçada, conforme artigo 68 do CTB. Entretanto, convertê-lo exclusivo, é ilícito por ser de…

Leia mais

Desde 2019, os prédios em Dubai começaram a ser construídos por impressora 3D. Com esta inovação, objetiva-se a redução dos custos de construção e emprego de mão de obra em até 70%. O primeiro escritório do mundo a ser realizado por esta tecnologia localiza-se na…

Leia mais

Após 12 anos de obras e um gasto neste período de 12 bilhões de reais, os 477 km da transposição do Rio São Francisco distribuídos entre os eixos Norte e Leste está entre as obras mais onerosas da história do país, contando com o diferencial…

Leia mais

Com dois grandes prédios, um palácio, um auditório e um centro de convivência, a Cidade Administrativa expressa o desenvolvimento da tecnologia aplicada à obra do arquiteto Oscar Niemeyer. No terreno de quase 790 mil metros quadrados, distribuem-se extensas áreas verdes, dois lagos e o complexo…

Leia mais

O Brasil conserva grande parte das reservas de nióbio do mundo, sendo que a maior dela se concentra em Minas Gerais. Considerado um dos materiais mais raros no mundo e mais resistentes a corrosão, apontado como um supercondutor cuja aplicação é a formação de ligas…

Leia mais

Arrimos mal projetados, impermeabilização da superfície, fundação direta sobre solo fraco, aparelho elétrico com potência superior ao da casa, ausência de manutenção, e por aí vai. Algumas profissões exigem mais concentração como é o caso dos profissionais de engenharia civil que dependem dos números para…

Leia mais

Atualmente considerados como arranha-céus do Brasil e da América Latina, os condomínios residenciais de luxo emoldurados pelas belezas de Balneário Camboriú, terão 278m2 de área privativa e 81 andares na ostentosa atmosfera da cidade de Santa Catarina, incorporados à uma das mais importantes marinas do…

Leia mais

O grafeno começou a ser estudado desde o século passado. Algumas propriedades físicas foram observadas, como exemplos, a alta condutividade elétrica e sua resistência à tração centenas de vezes maior que a do aço. Apenas em 2004, dois pesquisadores da universidade de Manchester conseguiram extrair…

Leia mais

Depois da queda do viaduto na marginal Pinheiros, o evento viralizou nas redes sociais, ressaltando a ausência de manutenção e problemas em demais estruturas. Segundo o engenheiro Márcio Estefano, professor PhD do curso de pós-graduação em engenharia civil no Instituto Mauá de Tecnologia – IMT,…

Leia mais

Concreto armado é um modelo de construção que aplica armações constituídas por barras de aço. Essas ferragens são aproveitadas devido à baixa resistência aos esforços de tração do concreto, que tem alta resistência à compressão. Tratando-se de uma estrutura de concreto armado, o uso de…

Leia mais

Existe a possibilidade de utilizar resíduos de outras indústrias na produção de novos materiais para obras de construção civil. Contudo, deve-se tomar cuidado porque nem todos os resíduos industriais servem de matéria-prima. Pela norma NBR 10004 da ABNT, muitos são classificados como perigosos ou não-inertes.…

Leia mais

“Capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações”, conceito criado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – CMAD. As sociedades que não prescindem da tecnologia têm o bem-estar do ser humano…

Leia mais

Nenhum prédio desaba sem avisos. Infiltrações, rachaduras e fissuras são sinais de que algo está errado e somente um especialista em patologias das construções poderá perceber. A concepção estrutural da edificação é parte primordial do projeto, pois identifica as necessidades de sustentação da obra, além…

Leia mais

A impressão 3D surgiu no final da década de 80 com o objetivo de realizar uma rápida prototipagem, ou seja, executar com maior agilidade produtos em escala industrial. A difusão do assunto ocorreu em 2009 ao comercializar a primeira máquina sob a ótica de acelerar…

Leia mais

O arquiteto húngaro Àron Lesonczi reinventou o concreto ao desenvolver o translúcido que permite a passagem de luz a ponto de deixar à mostra a silhueta de uma pessoa ou objeto. Forte o suficiente para substituir o convencional, é composto por 5% de fibras ópticas,…

Leia mais

O professor Henk Jonkers, da Delft University of Technology, na Holanda, desenvolveu uma “vida mais longa” ao concreto. Para criar o efeito auto regenerativo, Jonkers passou a incorporar microorganismos à composição do material. O Bioconcreto é uma mistura do concreto tradicional, bactérias (Bacillus Pseudofirmus) e…

Leia mais

Você sabia que vários insumos de demolição podem ser reaproveitados em uma obra? Cerâmicas, madeiras e metais transformados em entulhos possuem serventia em novos projetos arquitetônicos sustentáveis. Segundo o Green Building Council Brasil – CBC, o Brasil é o quarto país com mais obras certificadas…

Leia mais

Ao escolher um alojamento móvel, recomenda-se fazer um estudo para indicar a melhor solução, pois os alojamentos móveis disponíveis no mercado podem ser em fiberglass, painéis de poliuretano, metal, madeira, fibrocimento, lona reforçada, placas leves de material cimentício, entre outros, e dependem das condições climáticas,…

Leia mais

Conhecida como madeira plástica, sintética ou ecológica, esta técnica é diferenciada pela capacidade de utilizar os resíduos industriais (borracha, PU, EVA, silicone, tecidos), desde plásticos mistos agregados às cargas vegetais, minerais (calcitas, gesso, carbonato de cálcio) e animais (resíduos de couro e pelos), cuja fase…

Leia mais

Composto de cimento asfáltico enriquecido com polímeros que confere ao produto excelente alongamento e memória, ou seja, grande poder elástico por apresentar alta performance em relação à intempérie e resistência à fadiga. Para aplicação em áreas molhadas de edifícios, o material é utilizado como impermeabilizante…

Leia mais

Já imaginou num recurso capacitado para diminuir retrabalhos, agilizar processos e dilatar o crédito das informações? No decorrer dos anos, o progresso das ferramentas científicas causou grande impacto na construção civil, em particular, no campo arquitetônico e topográfico. Graças à união das tecnologias Laser Scanning…

Leia mais

Desde o advento das máquinas a vapor, a tecnologia evoluiu cada vez mais rápido até chegar ao patamar atual. Hoje é possível experimentar soluções em que, antes, cogitava-se apenas projetos de ficção científica. Em canteiros de obras, pode-se otimizar as atividades de edificação, diminuir custos,…

Leia mais

Consciencialização em Primeiro Lugar! O fornecimento e emprego de EPI´s sem o devido treinamento e conscientização dos colaboradores referente a importância da utilização e manuseio correto acabam sendo inválidos. Orientações concisas e transparentes em relação as práticas adequadas, rotinas seguras, operação de maquinário e procedimentos…

Leia mais

A construção civil é um dos setores com maior número de acidentes com os trabalhadores que se sujeitam a riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos. Por isso, tão relevante quanto o projetar, orçar e planejar uma obra, faz-se necessário cuidar e proteger a integridade física…

Leia mais

Reflita o decorrente cenário: no canteiro de obras, encontra-se um trabalhador andando à procura de uma ferramenta. Em meio aos devaneios de um dia corrido, tropeça em cascalhos e escombros, machuca-se ao perder o equilíbrio, vindo a ferir os pés e cabeça. Este acidente o…

Leia mais

Construir um modelo BIM é apenas uma fase de sucessão de possibilidades e informações. Vários softwares permitem a construção e manipulação deste protótipo, sendo os mais conhecidos: Revit (Autodesk – fabricante do AutoCAD) e o Archicad (Graphisoft). O QUE NÃO É BIM? 1. Não é…

Leia mais

Na construção civil, a composição de custos e previsão são fatores para gerar incertezas e, às vezes, levam valores vagos e imprecisos, o que remetem a projetos incompletos ou mal detalhados. Este cenário pode ser mudado por meio de um modelo tridimensional com uma grande…

Leia mais

O retrofit aparece como uma opção extremamente desafiadora pelo fato de reconstruir uma estrutura antiga sem perder as características originais do imóvel. Afinal, engenheiros e arquitetos sabem o quão árduo e laborioso tal desenvolvimento e execução são, não é mesmo? Acompanhe os esclarecimentos dados a…

Leia mais

Este conceito surge como uma ramificação da Indústria 4.0 ou também chamada “A Quarta Revolução Industrial”. A incorporação deste cenário tem sido aos poucos e de acordo com as tecnologias de cada país. Constata-se esta aplicação tecnológica por meio de gestão de projetos com software…

Leia mais

A SMC Engenharia e Consultoria Ltda. é a concessionária exclusiva do Sistema Construtivo em paredes de Concreto Leve armado moldadas no local, conforme DATEC 026-A aprovado pelo Ministério das Cidades, SINAT e PBQP-H. É uma metodologia desenvolvida para construção em grande escala que possui alto…

Leia mais

1. ANÁLISE DO LOCAL Ponderar as avaliações de campo como: dados, dimensão e condição do terreno e arredores. 2. PROJETOS O projeto de arquitetura contempla a planta baixa do imóvel detalhada, sendo, cortes, cobertura, fachadas, especificações das aberturas (portas e janelas), estética, espaços com boa…

Leia mais

O uso do concreto sem o adequado controle de qualidade, seja na fase de projeto, execução ou em sua utilização, pode acarretar o aparecimento das mais diversas anomalias estruturais, gerando problemas estéticos ou até mesmo comprometendo a segurança e funcionalidade da estrutura. Os defeitos apresentados…

Leia mais

A utilização dos EPIs na construção civil exerce papel fundamental para a prevenção de acidentes e segurança do trabalho, sua ausência ocasiona ocorrências com ferimentos mais graves e vítimas fatais. É notável que o colaborador seja vigilante com suas funções, uma vez que as pesquisas…

Leia mais

O ar pode conter vapor de água até uma quantidade limite que depende de sua temperatura. Quando o teor de umidade contida no ar é máximo, é dito que se encontra saturado. Quanto mais elevada for a temperatura do ar, maior é a massa de…

Leia mais

Baseada nas normas ISO 14040 (Avaliação do Ciclo de Vida. Princípios e Estrutura) e 14044 (Avaliação do Ciclo de Vida. Requisitos e Diretrizes), deve-se seguir as quatro etapas a seguir: 1- Objetivo e escopo do período de estudo: Nesta etapa a equipe envolvida no projeto…

Leia mais