Desde 2019, os prédios em Dubai começaram a ser construídos por impressora 3D. Com esta inovação, objetiva-se a redução dos custos de construção e emprego de mão de obra em até 70%.
O primeiro escritório do mundo a ser realizado por esta tecnologia localiza-se na cidade de Al Warsan, abrange 640m2, 9,5 metros de altura e dois pavimentos com várias salas. Realizado em 17 dias, tal projeto experimentou uma economia de 60% em comparação a uma construção tradicional.
Também conhecida como prototipagem rápida, a máquina opera com o mesmo conceito de injeção aditiva de material encontrada em impressoras domésticas. Ao fazer a leitura dos arquivos, a peça de impressão se move de acordo com o modelo determinado pelo computador enquanto deposita sucessivas camadas do material de construção, ou seja, um líquido rico em minerais no qual concreta em instantes.
Ensaios de confiabilidade do fluído foram cumpridos previamente na China e Grã-Bretanha para assegurar o equilíbrio e qualidade da criação.
No mercado da construção civil, a impressão 3D está em absoluto desdobramento, sendo que sua potencialidade, até este momento, é imensurável.
Dr. Márcio Estefano, Prof. PhD
Lidiane Bazaglia